27 de dezembro de 2008


E era uma vez uma reino mágico... Bem, todas as histórias começam assim, "um reino mágico" mas o que interessa realmente é o que esse reino mágico contém. Para mim, ele continha um Bem em muito raro no resto do Mundo: Amor. "Oh", dizem vocês, "mas isso é uma coisa que há em qualquer lugar... E além disso como é que podes medir isso?". Fácil, digo eu! Basta ver passear pelas ruas e ver quantas crianças estão a sorrir! E, já agora, quantos adultos também.
Pois neste reino mágico, a magia era mesmo a do Amor. Mas os habitantes deste reino (escolham você o nome) sabiam trabalhar o Amor: sabiam moldá-lo, temperá-lo, enfeitá-lo e mostrá-lo com uma magnificiência a toda a prova. Isso era prova do seu avanço científico! Eles tinham passado grande parte da sua existência como povo a estudá-lo. Consideravam o Amor um tema de ciência de elevada relevância e importância estratégica para o seu país: cedo perceberam que sem Amor, nada pode avançar.
Se esperavam que agora vos dissesse que nesta terra, um dia, alguma coisa de má tivesse acontecido, enganam-se - outra coisa que eles tinham aprendido foi que o Amor é a maior força do Universo, sinónimo de Luz, e onde está a Luz, a Escuridão (que é a ausência de Luz) não pode entrar (é uma questão de Física, e uma das primeiras descobertas desse povo)...
Parafraseando o homenzinho naufrago "Eu quero voltar para a ilha!"... E quem não quereria voltar? Bem, é possível voltar, sim, mas só por uns tempitos... primeiro, tem que fazer as malas: largar todas as frustrações, preocupações, trabalhões, "coisas sem-importanciões" (aquelas coisas de pessoas adultas, sabem?) e ficarem só com o que de mais valioso têm - o vosso Coração, a vossa Alma, a vossa Essência; a seguir (esta é mais difícil) têm de largar o Medo - para isso têm de o vencer porque é ele o Dragão que guarda as fronteiras desse país (um pouco como vencer a burocracia para se obter um visto e um passaporte); isso cada um saberá como fazê-lo porque este tal Dragão é meio camaleão (pela parte da mãe) e disfarça-se "à medida do freguês". Por ultimo, peguem em vocês e vão fazer o que mais gostarem e que verdadeiramente vos faça sentir únicos, "preenchidos", como se cumprissem a vossa Existência com esse gesto. E, enquanto o fazem, "saiam" um bocadinho de vocês e sintam o prazer que têm ao fazê-lo... Bem vindos à vossa Terra!

9 comentários:

© disse...

eu quero esse reino mágico! é perfeito! bem, a questão do medo, de o largar, é que é sempre mais complicada... mas o resto...parece tão simples...

e a foto é linda.

:)

Vanessa V. disse...

Belíssimas palavras!

Becas disse...

Mais um texto belissimo!

Beijitos :)

etc disse...

Ri-me com o camaleão por parte da mãe :-)
Um nome para este reino (que me fez lembrar o livro de Aldous Huxley "A ILHA") seria Utopia...ou se quisermos acreditar...Terra-Tua (de cada habitante e para cada habitante.

OnlyMe disse...

Gostei deste teu reino mágico onde impera apenas o Amor...
A fotografia está espectacular.

Jinhos :)

Jay Dee disse...

Feliz 2009 =)

Lita disse...

ADOREI o teu blog. Parabéns!

Jay Dee disse...

Agora sou oficialmente Jay Dee =)

Hélio disse...

Lita, muito obrigado pela visita. Volta sempre que quiseres!