15 de abril de 2007

Para reflectir...

Uma colega minha colocou o seguinte como frase do Messenger:

"A falta de qualquer coisa que se deseja é uma parte indispensável da felicidade".

Esta frase é do célebre filosofo Bertrand Russell... Queria colocar esta citação à consideração dos estimados e hipotéticos leitores...Depois vos digo o q penso...

3 comentários:

Unknown disse...

Vou nessa... Não concordo com a frase, de todo! Se estivermos sempre a pensar naquilo que não temos, nunca estaremos bem. Mesmo que depois o tenhamos, nunca saberá bem, pois continuaremos sempre a desejar algo mais, até acabarmos por morrer a desejar ter vivido! O doce sabor da vida é conseguirmos viver a desejar muitas coisas mas a saber aproveitar a caminhada que temos de o fazer para o ter. Afinal, quando subimos uma montanha, temos o cume como finalidade, mas não é o caminho que nos faz sentir felizes?

Nocas disse...

Até certo ponto não deixa de ser verdade, o desejar algo que não se tem faz-nos ir à luta, faz-nos avançar. Se tivermos tudo, se não desejarmos nada, seremos felizes? Não me parece!
No entanto, a Catarina não deixa de ter razão quando diz que se estamos sempre a pensar no que não temos, nunca estaremos bem. Acho que a questão aqui é o equilíbrio. Não podemos estar constantemente a pensar no que não temos e desejamos, mas também não podemos deixar de desejar aquilo que não temos.

bjs

Anónimo disse...

E o que um utopista pensa disso??
Que desejas? que sentes falta?
Ou tens tudo que desejas e a utopia é so de nome?
Ou utopia nada tem a ver com desejar o que nao se tem.
Ao longo do nosso processo de crescimento, a utopia tem tantos aspectos. Na adolescencia pode ser uma paixoneta e depois passa a ser o grande amor. Podemos ser um alienado do sistema para passarmos a ser aliados. Senao crescemos e amadurecemos o nosso conceito de utopia, corremos o risco de ser alguem: a que falta qq coisa, nao sabemos o que nos falta e nao atingimos a felicidade...