17 de julho de 2007

Hoje o mundo meteu-me nojo, um asco puro e absurdo na sua logica ininteligível... Para onde quer que olhava não senti o minimo de ligação ás pessoas, à terra, aos animais, ao trabalho, ás palavras, a tudo... Era um grandioso espectáculo de non-sense! Apetecia-me voltar ao meu estado molecular, básico, elementar... Cada palavra que me dirigiam era retornada pelo mais profundo desprezo, indignação, indiferença... Estava noutro planeta, com o corpo na Terra, a vaguear qual alma penada...

"...o medo nos cegou, o medo nos fará continuar cegos..."

Esta é do Ensaio sobre a Cegueira.. nunca li o livro, aliás, nunca li (totalmente) nenhum livro do velho Nobel... Mas empatizo-me com a frieza logica com que ele escreve... o que se vê é o que é, o que se ouve é o que é.
O medo nos tornou e nos continuará a cegar, modulando as nossas atitudes, tornando-nos irracionais, só reaccionais... é isso que eu sou agora: um ser reaccional, reajo aos impulsos, faço e digo o que me apetece e deste mundo, do qual nao tenho afinidade, senão pelo Som, só quero que se dane... Não vale o esforço, não vale a dor, não vale o Nada que nos invade... e não me venham com o Amor... esse está cada vez mais escondido... e já agora, vale a pena lutar pelo quê?o que é valer a pena?o que é que vale?quanto é que vale? o Valor é um conceito muito bonito, mas de fraca aplicação... olho para as estátuas erigidas, para os quadros levantados e penso de que valeu isto? a esmagadora maioria das pessoas nao faz ideia do que se passou, de quem era esta pessoa que agora nao é senão uma figura de formas agradabilizadas... Puro desperdício de tempo, esse que também é uma ilusão mas ao qual nos agarramos como se fosse precioso... É NADA! é um nada, é sei lá o que... que se dane tudo!...até as palavras...

7 comentários:

Nocas disse...

Revolta e desilusão é o que eu vejo aqui. Há dias assim, nada parece estar bem, parece que nada valeu a pena e que nada faz sentido... sabes que não é bem assim.
Aguarda pelo dia de amanhã, vais ver que lentamente voltas a acreditar na alegria da vida.

Sabes que não estás sozinho, às vezes parece, mas não estás.
Beijos

Anónimo disse...

O reagir é racional. O ser racional reage ao q o rodeia, modula-se e é estimulado. Senão morreria cristalizado. Se o Homem nunca tivesse reagido, nunca atingira a soberania intelectual
Para mim, o medo não nos faz cegos, pelo contrário abre nos os ouvidos, os olhos, as sensações, o entendimento. Aquece-nos o sangue. Essa adrenalina dopante… abre-nos a mente.

Já alguma vez tiveste mesmo medo?…. somos capazes de ouvir os chineses a nossos pés…..
Penso que no fundo te intrigas pelo que pensas ser o teu momento non-sense, pela tua aparente alienação. Estás com medo, senão não tinhas escrito este blog! MEDO!!
..Logo em breve atingiras o teu zénite. Perceberas a tua dedicação, ou melhor quererás dar valor as coisas, para a elas te dedicares, para por elas lutares.

Não sei porquê, eu maestro, volto sp ao teu blog. Intrigas-me.. e se calhar ate gosto de ti..

Hélio disse...

É obvio que sinto medo, aquele medo que por sê-lo é completamente irracional e dái, nos torna, nas tuas palavras, os seres mais racionais á face da terra... Já senti mesmo muito medo na vida e sim, os chineses estavam numa Rave!
Todos nós precisamos de um acto catártico.... antes escrever um blog (esta arma de destruição passiva) que magoar as outras pessoas...

O dia de amanhã trará ou não a alegria... co-criamos a nossa realidade e, sinceramente, agora estou numa onda mt Pollock...

Anónimo disse...

Preocupaste demais com coisas que não precisas. Liberta-te e verás que até a noite escura da alma é precisa. Sem ela, nunca saberias como é um verdadeiro amanhecer. Pode parecer estranho que tu leias isto mas eu gosto muito de ti e preocupo-me contigo. Por isso digo-te estas palavras, não no sentido de eu sei o que é melhor para ti! É de igual para igual.

Anónimo disse...

O dia de hoje, trouxe ou nao alegria?

Hélio disse...

O dia de ontem (18), maestro, trouxe um pouco mais alegria... e de Amor... e Esperança... o de hoje tb... no entanto, os "core subjects" continuam pendentes e comigo não é "com papas e bolos que se enganam os tolos"... há que haver solução para as coisas... qual é, só a Vida a pode trazer... haja paciência...

Anónimo: eu conheço esse estilo de falar... nao sei por que te escondes atrás da ausencia do nome mas suspeito, pela riqueza do que me disseste, quem sejas!

A todos... se não me gostam de ver assim, se se preocupam comigo, peço-vos, com muito Amor, que tenham paciencia.. talvez isto seja necessário, talvez não... mas é o que é agora.

Unknown disse...

Sim, sabes bem quem sou... apenas não quero deixar em evidência mais do que aquilo que sou... Neste momento ninguém mais tem de ter paciência contigo senão tu... Aproveita este tempo escuro e sombrio. É assustador mas lembra-te que mesmo as flores mais belas começam como uma sementinha debaixo da terra. Mais cedo do qu pensas vais dar contigo no meio da alvorada, feliz e contente por teres sabido que a escuridão é um bem necessário