29 de julho de 2007

... e eis quando dou por mim no cimo de um montículo a olhar para a mais batida das paisagens... é banal mas o aroma que está no ar faz-me pensar em alegrias de outros verões, muito, muito distantes... deve ser o calor que liberta tais odores... olho á minha volta e desejo estar em todo o lado e em lado nenhum... com a minha mente estou em mil lugares ao mesmo tempo, com as milhentas pessoas que não podem, não querem ou não se lembram de estar comigo nos tempos mais recentes... Deduzo que está na altura de estar sozinho... um dos meus cães toca-me nas pernas, como que a dizer "eu estou aqui". Admiro-me. Nunca ficou muito tempo ao meu lado quando o ia passear noutras vezes... estou a milhas de distância, estou com outras pessoas, pessoas que eu conheço mas que não se comportam como na realidade... é um mundo ideal, aquele que que concebo, um mundo gerado á minha idealidade, á minha medida, em que as pessoas se comportam como espero... um mundo em que as pessoas assumem o que sentem, agem de acordo com isso, tentam melhorar se os sentimentos nao são os melhores e, sobretudo, não mentem, não falham promessas, são flexiveis e compreensivas... Algo há mais que me perturba: o facto de, apesar de sair com alguns amigos, a vinda pra casa ser absolutamente um anti-climax... sinto-me tão vazio como antes... o vazio que me preenche (bela antítese) e nao me larga... vazio, solidão e angustia... se se pudesse resumir a vida em 3 palavras, seriam estas...

Estou de férias. Mas, como dizem os ingleses, "on hollidays" e não "on vacation"... a diferença é subtil: se são passadas em casa ou em viagem. Não posso ir "on vacation". A conjuntura de tudo e de todo não mo permite... há prisões que são más, como a da mente... as da alma são piores...

3 comentários:

Nocas disse...

Sim, concordo contigo... a vinda para casa é terrível.
Bjs e boas férias

Anónimo disse...

Companheiro...

Pensei bastante antes de te fazer este comentário... mas vou fazê-lo...

Mas que raio é que andas tu a fazer?? Porque é que achas que tens de viver para os outros e não para ti?? Porque é que estar sozinho é assim tão mau!?

Por vezes dava tudo para estar sozinha nem que fosse 5 minutos, ajuda a pôr as coisas em prespectiva.

O mau da vida está lá sempre assim como o bom, nós é que temos tendencia desvalorizar o bom e dar somente importancia ao mau... procura dentro de ti que sei que vais encontrar o bom da vida. Cliché autênctico, mas que vivo todos os dias e todos os dias e cada vez mais, acredito profundamente nisto.

Já pensaste que pode não passar por teres dezenas ou centenas de amigos, por ter um companheiro/a, ou outra coisa qualquer...

Pergunta-te novamente sff o que é que te faz viver? Estou certa de que tens uma resposta para essa pergunta...

Bjos

PS - A cor preta do blog com letras brancas faz doer os olhos e é mau para vista, porque esforça... tanta cor bonita... lol

Hélio disse...

Minha querida Mitucha,

Cada um sente qual é que é a sua missão de vida... eu sinto que a minha passa pelos outros, por me dar aos outros, por ajudar os outros... Olhar para as coisas más ajuda-nos a progredir e a tornar o mau em bom... esse é o motor da evolução... se passar por não ter ninguem á minha volta, então que seja, alguma lição terei que tirar daí... mas, quem te disse que a angustia que sinto se deve ao facto de não me sentir ligado a ninguem, e não o contrário?...

Bjos

P.S. - O preto é uma cor linda!
P.S.2 - Demoraste muito a vir visitar o blog!