10 de fevereiro de 2009

Gent 1


Ontem deu-me uma onda de saudosismo. De repente estava a falar novamente de Gent, dei por mim com um mapa da cidade na mão, a ver de novo todos aqueles nomes que, há um ano atrás nada me diziam e depois, faziam todo o sentido… Rosemarijn Plein, Kouter, Veldstraat, Gentbrugge, Zwijnaarde, Sint-Pieters Station, Koren Markt, Vrijdagmarkt, Peter Benoitlaan, De Pintelaan, Schooldrijf, Sint-Denijslaan, Sint-Jacobsnieuwstraat, Brabantdam, Hoevelport… Parques, jardins, ruas, pessoas, conversas, cursos de água, edificios, ‘lifestyle’, tudo me acorria á cabeça e ao coração… a emoção foi muita… tal como disse quando voltei de lá, aquilo é parte de mim, do que eu sou. Foi a minha primeira liberdade pessoal, a Experiência Única… é quase como que um primeiro Amor…

As saudades fazem bem, fazem-nos perceber as coisas que muitas vezes não tínamos consciência que nos importavam realmente, que somos nós, ver a Luz daquilo que realmente importa, o Bem que há nas coisas à nossa volta. O Tempo é o grande filtro, separando o trigo da Alegria, da Felicidade,  do joio das más experiências, dos maus encontros, das tristezas… dizem que a Belgica é um país do mar do Norte, do nevoeiro, da chuva. Para mim, é o pais das tardes suaves, dos ‘pôr-de-sol’ serenos e doces, das corridas á chuva ou ao sol, das viagens de comboio e de electrico… para mim, é o tomar das rédeas do meu destino, é o assumir-me como ser único, independente… para mim foi crescer, nunca deixando de ser criança…


Img038 Vista de Belfry (a Torre de Vigia da cidade);
em frente, a Sint-Niklaas Kerk (igreja de S. Nicolau)

Sint Michiels Kerk Sint-Michiels Kerk (Igreja de São Miguel) - cuja torre ficou inacabada

Img042Vrijdagmarkt – Estátua de Jacob van Artevelde
(capitão-general de Gent durante a guerra dos Cem Anos)

Gravensteen_(Gent)_MM_2Gravensteen – o castelo dos condes de Gent

13 comentários:

Lita disse...

A vida encarrega-se de nos fazer encontrar locais sagrados, aqueles onde nos lembramos de quem somos!!!

Este é verdadeiramente lindo! Recordaste-te de quem és, quando lá estiveste?:)
Beijinho.

Hélio disse...

Recordei ontem, hoje, todos os dias em que penso quando lá estive... é um sítio, de facto... tão simples e tão bom! :)
Beijoca grande Sis!

Ianita disse...

Um lugar assim é qualquer coisa... cada vez mais acho que deve fazer mesmo muito bem viver num sítio inspirador... num lugar que nos faz respirar fundo... que nos faz abrir mais os olhos... Caramba! Que lugar bonito!!

Temos é de ter cuidado... cuidado para não abrirmos os olhos só depois ;)

Beijo

Hélio disse...

Ianita, se te contasse as memórias que tenho de cada recanto daquela cidade... é impressionante a quantidade de coisas que em 2 meses se podem associar a um local...

Eu abri os olhos lá... por isso é que me recordo com tanta saudade :)

Beijo! :)

Ianita disse...

Eu entendo perfeitamente! Se só de passar ao lado do Mosteiro da Batalha todos os dias de manhã me faz logo sorrir... nem imagino o que será abrir a janela de manhã para um cenário destes!

És um previlegiado! :)

Hélio disse...

Pois, mas eu nao estive no centro da cidade... no entanto, e apesar do sitio onde fiquei ser também mt bonito mas já suburbano, fazia todos os dias o caminho pelo centro da cidade (era por aí que o electrico passava). Eu chamava aquela carreira, a linha turistica, proque quem lá fosse via tudo o que havia para ver em Gent (demorava era 40 minutos até chegar ao lab, quando em linha recta demoraria 10). Mas valia a pena! :)

Nao sou um privilegiado. Se fosse privilegiado tinha tomado consciencia desdo o primeiro segundo do que estava a viver... Mas o mundo está aí, á espera q o explores... porque nao te tornas tu numa privilegiada tb? ;)

Ianita disse...

Talvez... talvez! Agora de aumento novo, talvez me aventure... :)

izzie disse...

A mudança foi brusca entre o sorriso e a presença da saudade na voz... mas retomaste viagem =)
Eu estava lá... e agora só quero "voltar" para sorrir ao vislumbre de Sint-Michiels Kerk...

Beijo

OnlyMe disse...

Ainda bem que ficaste com boas recordações da cidade e de tudo o que te fascinou por lá.
Saudades... existem as boas... existem as más...

Jinhos Hélio :)

Jay Dee disse...

Oi!
Criei um novo blogue www.joanadsantos.blogspot.com
Sou eu contra a minha consciência =P

Beijo

Francis disse...

ainda em terras flamengas...pelo menos o pensamento.

Jay Dee disse...

Vamos dançar os 2 =P

susana disse...

:) e voltarás isso já tu o sabes, já tu o sentes. E vais dar ainda mais valor porque já sabes o que foi estar longe. Certo? E vais sentir-te muito mais forte para abraçar tudo mais conscientemente e por inteiro.
su