11 de maio de 2006

Elas andam aí...

Antes de mais nada, estou danado com os senhores que permitem à minha pessoa ter aqui um blog, visto que a sua eficiência em pôr os post e comentarios online está a deixar muito a desejar.... Mas adiante...

Tinha tantas coisas para falar mas não me lembro de nenhuma em particular. Prefiro então fazer um balancete do que tenho feito (pode ser que venha daí alguma ideia)...
Estes dias têm sido algo agitados com concertos a dar, muito trabalho na fábrica e alguns passeios por aí... Os dias puxam a isso, o calorzito já se faz sentir e num destes dias, acho que até foi no 1º de Maio (sem desrespeito por ninguém que tenha trabalhado por aí), fui até à praia... mais concretamente, Foz do arelho city... aos anos que lá não ia... Mas a lagoa continua na mesma e a água também - gelada! Lembrei-me então que estávamos em Maio e tudo se justificou. No entanto, nao demovido pelo gelo, fui á procura de um local qem que a dita água estivesse mais quentinha... e como quem procura sempre alcança, lá alcancei um local uns bons graus acima! Soube tão bem... O primeiro banho do ano é sempre um luxo e quase inesquecível.

Ainda não tive ideia nenhuma...

E já vamos quase no meio do mês... O calor continua a aumentar e já se começam a contar os dias para férias... a mim faltam-me precisamente 2 meses e 14 dias. Vão passar que nem um tirinho... as férias, não os 2 meses e 14 dias...
Tudo isto me faz lembrar do bem que as pessoas s snetem ao não fazer nenhum. Mas não fazer nenhum também exige uma certa perícia e, até mesmo, uma certa arte. caso contrário cai-se no aborrecimento, o que contraria em absoluto todo o conceito de férias. Ir de férias para nos chatearmos é rídiculo. Faz tanto sentido como o um Urso polar no deserto (que se calhar já por lá andaram)... Mas as pessoas gostam imenso de não fazer nenhum. Pelo menos eu e os que me rodeiam adoramos. Mas atenção que eu encaro as minhas férias não como algo que devia ser frequente e natural mas sim como um prémio pelo esforço desenvolvido ao longo do ano. Acho que também podiam ser mais dias mas isso é outra história (p.e. acho que na quadra natalícia, desde a véspera de Natal até ao ano novo, devia haver férias - são 6 dias, o que é isso?...). Mas falo sobretudo do prazer que é ir para férias com o dever cumprido, consciencia tranquila e sabermos que estamos a gozar algo que fizemos por merecer. É tão bom... E depois há o ir pra férias ainda a pensar no trabalho e em vez de se levar a cabeça para descontrair, ela fica em casa, ou pior, no trabalho. Esse é o maior erro que se pode fazer. O corpo humano está preparado pra uma carga de trabalho/stress média ao longo do ano e, como sabemos, o stress é gerado (e sofrido) em grande parte no cérebro. Deixar o cérebro no local de stress é um erro, parece-me portanto. Temos de aproveitar esses dias para quebrar a rotina. Lembrei-me que havia um povo que tinha um ritual anti-rotina: quando chegava a uma certa altura do ano, partiam da sua aldeia para outro ponto da região e aí organizavam um festival em honra de um dos seus deuses durante uns dias. Escusado será dizer que quando (por algum motivo) nao faziam esse ritual as coisas nao corriam bem e entao decidiram ser obrigatório que TODOS o fizessem, não fossem os deuses ficar furiosos e descarregar neles a sua raiva.
De qualquer forma, com deuses ou sem eles, as férias fazem falta, estão quase aí e... vou parar de falar em férias porque estar a falar de férias no trabalho é masoquismo :)

Viram como tive uma ideia :)

E desta acho que compensei!

2 comentários:

Nocas disse...

A meu ver a compensação foi óptima! Não sei porquê mas gostei especialmente deste post, bem disposto, alegre, despreocupado… sim senhor, gostei!
Estou é roidinha de inveja… já tiveste direito ao 1º banho de mar do ano… hmm… que saudades que eu tenho do mar!
Em relação ao teu protesto contra os Srs. do Blogger estou inteiramente de acordo contigo (tb já me aconteceu o mesmo).
Beijocas :))

Hélio disse...

Ainda bem que gostaste, fico
mt contente! De facto, tb achei este post mt ligeirinho... ou não falasse ele de férias :) Há alturas pra tudo, pra ser sério e pra falar mais descontraído... tenho de ver se escrevo mais assim :) Á partida o objectivo deste blog era discutir de um modo mais filosófico, mais sério, as coisas que nos rodeiam... E está a acabar por ser um blog na verdadeira acepçao da palavra: um diário (mt pouco diário :S ) online, nunca deixando de tentar, e nisso faço questão, reflectir sobre o significado e implicações do que se passou... Mas no fundo, é mesmo o prazer de partilhar o que sinto e penso... o resto é conversa ;)
Beijocas :))