28 de março de 2006

"Strength and Honor"

Após uma longa semana estou de volta...E é bom...Não foi pelo falecimento do Sr. António Maria, nada disso, simplesmente não tive muito para escrever... queria buscar inspiração mas ela não vinha (aliás, sempre fui horrivel para puxar um tema). Prefiro muito mais que me dêem um e para depois desenvolver. Mas este fim de semana, no qual aproveitei para carregar baterias, por causa de um filme ("o Heroi") lembrei-me de fazer um post.
O filme já tem uns anos (não muitos acho eu). No entanto, os valores que contém são, ou deviam ser, em minha opinião, intemporais. Quanto a mim, aquilo que o tornou Heroi não foi a sua destreza com a espada ou a sua esperteza no seu esquema para chegar até ao Rei (futuro Imperador); o que o tornou Herói foi o seu sentido de Honra e Valor, a sua determinação e o seu sentido de Bem Maior (que no contexto do filme pode ser nomeado como sentido de estado). Foi Heroi porque colocou os interesses da futura Nação acima dos seus objectivos pessoais de vingança, foi Herói porque colocou a sua Honra até ao ultimo instante em tudo o que fazia, mostrando o seu Valor, enfrentando frontalmente o seu inimigo, levando a cabo o seu plano até ao fim impecavelmente, tendo tido a liberdade de escolher qual o futuro do seu objectivo. E o seu objectivo não era o Rei mas sim o povo. E foi ao defender esse seu povo que a sua Honra se revelou em todo o esplendor.
Não há muita gente assim hoje em dia. Não digo capaz de dar a vida pela nação mas que saiba defender valores mais altos em vez de deixar o Ego prevalecer. Para mim a Honra é um dos valores supremos do Ser Humano. E o mundo seria um lugar muito, muito melhor se todos reflectissem um pouco no Esquema Maior das coisas antes de fazer o que fossem fazer. Aí veriam que a Honra estaria a seu lado e muitas das asneiras que se vêem por aí não existiriam.

Sem comentários: