24 de dezembro de 2007

Tenho pensado muito no que vou escrever mas acho que o melhor é fazê-lo como sempre fiz: "straight from the heart"...
É Natal, não é preciso eu acrescentar mais nada quanto a isto, é um facto, estamos na época festiva... Milhões de pessoas têm milhões de motivos para gostarem desta época mas eu pertenço aos outros milhões de pessoas que têm milhões de motivos para detestarem esta época... As minhas razões têm raizes profundas e, como "planta" que é, todos os anos cresce e cresce e cresce...
O mundo não está um lugar bonito para se viver... podia ser mas não está a ser um lugar bonito para se viver e não são épocas como estas que ajudam a ser... muito pelo contrário, é uma época onde a hipocrisia e o cinismo imperam... Não estou a dizer que haja boa vontade algures, até pode haver, mas acho que acima de tudo existe um puro sentimento de inveja e ciúme, algo que se sobrepõe ao aclamado espírito de comunhão e solidariedade que deveria caracterizar o Natal... são as compras que se "têm" que fazer para 90% das pessoas que não se gosta realmente mas que se "tem" de oferecer senão ficamos com a impressão de se ter ganho um inimigo para a eternidade, é a corrida de encontrar uma prenda melhor do que a do ano passado mas não suficientemente boa ou melhor que a que vamos dar aos que gostamos que, por sua vez, não será melhor que a que já nos demos, é a má vontade com que se arrastam as crianças que queria um brinquedo que não vão receber porque é muito caro e vão ter que se contentar com um muito pior, é o mau humor das pessoas nas compras, é isto, é aquilo e aqueloutro, é só dizer...
As minhas razões são mais pessoais... baseiam-se num conjunto de experiências que aconteceram e nunca deviam ter acontecido, e noutras que aconteceram e deixaram de acontecer... O Natal é para as crianças, lá isso é e tem de ser assim... o meu Natal foi assassinado aos 10 anos. Porque foi aos 10 anos que deixei de fazer uma festa de crianças (ou com crianças) para fazer uma festa sem crianças, só pessoas idosas com as quais não me identificava minimamente... família, sim, mas família que não me dizia nada, que só via quase de ano a ano, em contraste com outra família que eu via quase todos os fim-de-semana... Natal sem alegria, Natal com queixas, ressentimentos à mesa, um Natal de nome, só casca, esqueleto... Não melhorou durante anos, até há 4 anos, altura em que mudei de casa e fiz a primeira consoada só com os meus pais... Pensei a início que seria mais uma consoada sem vida mas foi especial, diferente, muito gira... No entanto, há um aspecto muito importante no Natal: a preparação do mesmo! Isto, até aos 10 anos foi fantástico, deixou de o ser, e há 2 anos voltou a ser durante, precisamente, 2 anos... este ano voltou a deixar de ser e, portanto, não tenho nada que me diga que é Natal porque não o preparei minimamente.
As prendas.. bem, disso não me posso queixar porque nunca recebi prendas daquelas de sonhar (o que é diferente de não receber prendas)... fui, o que costumo chamar, um "babão" - passava a época pré-Natalícia a babar-me com o que via na televisão e depois babava-me com aquilo que eu via os outros tinham recebido... se isto era mau, pior ficou porque calhou-me o castigo de Sísifo: quando tinha chegado ao cimo (a uma situação boa), a pedra rebolou de novo para o fundo da encosta... coisas da Vida...
A nossa vida também é feita de memórias. E muitas vezes é das memórias que se cria a expectativa de coisas que hão-de acontecer... As minhas memórias de Natal são, na sua maioria, más. Mas também tenho memórias boas e é nisso que penso nestas alturas e não me deixa tão amargo em relação a esta época... De resto, motivos todos temos para encarar as coisas de uma forma ou outra... O meu 1º desejo de Natal não se vai realizar, já o sei, o meu 2º também não (e era tão simples) mas o meu 3º desejo espero que se concretize: que, quem quer que leia isto, tenha um Natal (em todas as suas vertentes) bem melhor do que os que eu tive, sem ressentimentos, sem amarguras, mas com muita muita alegria e Amor!...

2 comentários:

Unknown disse...

Apenas tenho uma palavra para ti que penso que diz tudo... e curiosamente agora não me lembro dela... Isto tem-me acontecido muitas vezes ultimamente... Acho que é ansiedade... mas não, não é bem essa... Bem, não interessa! Concordo plenamente quando tu dizes que ninguém está nem aí para o Natal! Toda a gente fica com um sorriso na cara a dizer: Natal! Época de amor e de paz, de compreensão, partilha... Mas insulta nos supermercados, passa com o carrinho das compras por cima de crianças que estão a olhar para os brinquedos, porque estão a impedir o caminho (não estou a exagerar, isto aconteceu mesmo!), se fôr preciso insultam, agridem, tomam atitudes parvas... enfim! O oposto daquilo que proclamam. Por isso mesmo o Natal deixa de ter o significado mágico e passa a ser um dia cinzento. É certo que as nossas experiências passadas são muito importantes para o nosso estado de espírito e é certo que sabemos que as podemos mudar... e também sei que muitas vezes, com as vidas que temos e com o que nos rodeia não podemos fazer muito... Ah! As espectativas são altas! É essa a palavra! Espectativa! Achei o máximo quando vi que os jivens estão fartos de passar a noite de Natal em casa e que vão para a disco! E como é uma noite especial! Vamo-nos vestir de pai Natal! Claro que se fosse Halloween vestiam-se de bruxas... O Natal sempre foi marcado por várias tradições e muitas espectativas. Talvez o que se tenha de aprender com tudo isto é que as espectativas têm de ser deixadas de lado. Esquecer prendas, esquecer o que tem de ser e passar simplesmente a Ser! Se ofereceres, oferece porque queres, se queres fazer, faz com o teu amor. Nada tens que provar! Nada tens que sentir! Lembra-te simplesmente o que este dia significa e vais ver que o Natal nada tem a ver com prendas, nem bolos, nem família junta numa casa, é exactamente o oposto! Tem a ver com a humildade, com a partilha e acima de tudo com a celebração da esperança, porque por mais negro que pareça o nosso futuro, Jesus nasceu para mostrar que nós Somos algo mais que isto! Tu sabes Hé! Um grande beijinho, CA...

Hélio disse...

Copy-paste das tuas palavras, querida Ca... Beijinho