18 de janeiro de 2009

Breve apontamento...

Ontem, fui a uma festa de anos de uma colega minha do Lab. Não me vou perder nos pormenores da dita, simplesmente direi que foi bom lá ter estado e que o ambiente era mt agradável.. Mas nao foi para isso que aqui vim. Vim aqui porque no meio de toda aquela festa, reparei numa coisa, tão simples, mas que me tocou imenso. Uma foto.

Não era uma foto qualquer. A foto era minha, tinha sido eu a tirar. Eu nem me lembrava que a tinha dado à Guadalupe, sei lá quando é que isso aconteceu... mas a foto era minha. E estava na parede de uma casa que não era a minha, ali, exposta, visível a toda a gente.


Como podem ver, não é nada de transcendente. :) É uma foto muito simples, num sítio que eu adoro, num ponto em que, quantas vezes eu lá vá, quantas vezes fico a olhar para isto (como se não houvesse lá mais nada para ver!). Não sei se é a geometria, não sei se é a simplicidade, não sei se é o simbolismo inerente da janela que se projecta, que projecta o olhar sobre o mundo, uma janela na Torre que pode enclausurar qualquer coisa desconhecida, o obscuro... E essa foi outra das coisas que me tocou: é que é uma das minhas fotos favoritas e que me diz tanto. Encontrá-la ali, em casa de outra pessoa, fez-me sentir (no mínimo) muito bem. E, em certa medida, senti-me ali, também, um pouco em casa.

"So, Home is not just where you lay your hat..."

Não, não é. É onde está o meu coração, é onde estiver parte de mim.

16 comentários:

Lita disse...

A nossa casa é onde está o nosso coração.
Li isso, pela primeira vez,há muitos anos no "Alquimista". Muito bom.
É bom sentirmos que nós - e as nossas paixões - são importantes para as pessoas significativas.
Discordo de ti numa coisa... a foto é deslumbrante!!!! Um pedaço de magia retirado do tempo e do espaço. Fiquei presa nela.
Beijinhos e bom dia...

Hélio disse...

Nao sabia que isso estava no Alquimista! Um dia tenho que ver isso... Esta ideia que e tenho aprendi-a ao longo da vida com situações como esta :)
Obrigado pela opiniao sobre a foto. Quando eu disse que nao era nada de transcendental, referia-me em absoluto, em termos de composição e dos elementos... o que ela dirá a cada um, a magia que ela trará ao coração, isso só cada um saberá ;)
Beijinho e bom dia para ti tb! :)

M disse...

A foto é fantástica, e a perspectiva excelente! Para mim, uma janela que esconde o obscuro e que simultaneamente deixa entrar a Luz...

Kayla disse...

Bom Dia!

È uma óptima foto!Acredita!... percebo um pouquinho disso.
E acredito também que a nossa casa é onde está o nosso coração,ou não estaria eu a morrar longe de tudo e de todos,mas junto com as coisas que me aqueçem o coração....

Fernando Vasconcelos disse...

Acho a foto excelente, não que perceba muito disso mas na realidade há qualquer coisa que passa na mesma .. só é pena que a textura da parede seja tão lisa, mas também talvez seja esse contraste com a rocha que dê dimensão à foto. Parabéns!

Hélio disse...

Sayuri, as janelas sao dos maiores simbolismos que podem existir... mas nem penso nisso quando vejo uma janela que me evoca um simbolismo que me toca... este é um dos casos... :) Obrigado por estares aqui! Beijinho :)

Hélio disse...

Kayla, obrigado pela opinião sobre a foto :) Eu tb sei o q é estar longe de tudo e de todos, num ambiente totalmente diferente do ambiente em que crescemos, sem referências á nossa volta, nada... o que mais me custou foi começar a identificar-me com as coisas, a por lá o meu coração... quando deixei esse sitio, tb me custou... é o preço a pagar :) Mas é um optimo preço! Uma pechincha!

Beijinhos e bom dia pra ti tb! :)

Hélio disse...

Fernando, bem-vindo aqui ao cantinho! O que importa nao é a técnica que a foto encerra mas sim o sentimento que ela encerra. Mas concordo, a torre devia ter um bocadinho mais de elementos para ficar absolutamente perfeita... No entanto, é essa simplicidade que lhe dá alguma graça, porque eu identifico-me com essa simplicidade...

Um abraço!

Ianita disse...

À espera que alguém te mande as tranças?

O mais bonito da foto é o que não está lá... todas as entrelinhas...

Kisses :)

Kayla disse...

:)
e sem também como é aquela sensação...
quando nos orgulhamos de algo que fomos nós que o fizemos,mas que está noutro espaço,a cumprir o ojectivo!
UM pouquinho de nós...
O pito enche-se de um orgulho que nos grita;fomos nós!fomos nós,e ...está tão lindo.
Sensação enriquecedora...
;)

Kayla disse...

looool
não é o pito que se enche de orgulho...Nè???!!!
o peito enche-se de orgulho...assim é que é!
loooooool

Lita disse...

LOOOL
Desculpem,mas depois de ler este comentário... ;)
Eu preferia que o pito se enchesse de orgulho,looool!
Hélio, desafio para ti no meu blog!!!!

Hélio disse...

Encha-se o que se quiser!! O que é preciso é que haja orgulho, alegria e todas as coisas boas... agora, onde é q elas estão... Faz falta em todo o lado! LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Estiveste em grande agora Kaila! :)

Isabel disse...

É a primeira vez que por aqui passo mas fiquei muito sensibilizada com o desabafo. O meu filho (afonsobastosfotografia.blogspot.com) é, também, um amante da fotografia e, futuramente, profissional. É esse o sonho dele ver o seu trabalho reconhecido, primeiro, pelos amigos.
Bonito p/b.

Bjt

Hélio disse...

Ianita, não, não sou a Rapunzel (louro, mas nao tanto...) :) A Torre foi, para mim, o que eu fui durante muito tempo: solitário, fechado, inatingível, com segredos que sabe-se lá quais seriam... é por isso que gosto tanto desta torre... no local perfeito, o simbolismo perfeito...
Beijinho :)

Hélio disse...

Isabel, obrigado pela tua visita! Todas as fotos (excepto a da menina a entrar na cave e a do menino no quarto) são de minha autoria. De facto, a fotografia é um mundo que me fascina. Saber usar aquilo que a Natureza e o Acaso nos oferece, nos apresenta, capturando num instante algo que nos faz sentido, é uma Arte e um Modo de Viver. Desejo ao seu filho os maiores sucessos, não só quando ele se tornar profissional, mas já agora, durante a formação.
Beijinhos e volte sempre! :)