5 de janeiro de 2009

Flowing...


Quantos de nós não gostariam de levar uma vida mais simples? Eu gostava! Mas o que é, num mundo profundamente acelerado, 'simplicidade'?
Imaginam-se a viver numa cabana? Ou a ter de fazer fogo com um pauzinho? A ter de caçar e cultivar tudo o que precisam de comer? Sem electricidade, sem gás, sem televisão? Só com a companhia de um livro (se houver) ou de algo para entreter o espírito? Pois é... há coisas que são difíceis de imaginar, nos dias que correm. No entanto, estes exemplos que eu dei são extremos de algo bem mais fácil de praticar no dia a dia. Digo já que, quem me conhece, sabe que é difícil eu ter calma e "think simple". Sim, porque é preciso ter muita calma quando se quer enveredar por uma vida mais simples.

(faz o que o pai tomás diz, não faças o que ele faz ;) )

Que poderá ser, então, a simplicidade? A simplicidade pode residir em duas coisas: calma e aceitação (que é diferente da resignação). Como em tudo, é preciso treino, sobretudo depois de anos numa rotina acelerada, em que nos sentimos tantas vezes sufocados... Os constrangimentos culturais são pesados. O trabalho (porque é um trabalho) não se faz de um dia para o outro e há que ser perseverante. A perseverança é também um sintoma da simplicidade. Aproveito também para dizer que a simplicidade não é 'basicidade'. Uma pessoa pode continuar a sua vida de todos os dias, rodeado das suas coisinhas, mas adoptar uma postura perante a vida mais simples. Quando foi a ultima vez que aproveitaram, algures no dia, para parar e admirar um cenário à vossa volta, uma árvore, uma planta, uma cena qualquer no meio da rua que vos enternece, o sorriso de uma criança... quando foi a ultima vez que escreveram uma carta de amor a alguém de quem gostam? Por ventura já se lembraram hoje de perguntar a quem amam como é que eles estão, como é que eles se sentem, olhos nos olhos, e dar o vosso tempo, darem-se, simplesmente darem-se? E há quanto tempo é que não param no meio da rua, olham para o céu e pensam "que abençoado sou por ter saúde, por amar e ter quem me ame, por poder fazer isto e aquilo..."? E há quanto tempo não param um bocadinho e não sentem, nem que uns momentos, profundamente, que tudo está certo?... Estes são apenas alguns exemplos, a simplicidade é muito mais do que isto, mas isto é um bom ponto de partida. Sem saberem, a simplicidade entrará nas vossas vidas.
Ao mesmo tempo de tudo isto, há um trabalho de aceitação que convém que se faça: e é muito simples - as coisas são o que são. Se forem boas, se calhar poderiam ser melhores mas seria também óbvio se tivessem que ser melhores nessa altura. Todos nós passámos por isso. Das coisas más nem falo. Essas são imediatamente reconhecíveis como sendo melhoráveis (e daí o meu ponto anterior). E, aí, há que não nos resignarmos ao que dispomos. A ambição é nisto tudo um tempero a usar q.b.. E qual o porquê deste passo? Bem, simplesmente será o passo que vos chamará à realidade das coisas, ajudando-vos a colocar as coisas em perspectiva. Vendo o quão simples são as coisas (ou a grande maioria das coisas) na realidade, saberão intuitiva e automaticamente quais são as coisas que vos convém levar na vossa "mochila" pessoal e quais a que podem ficar pelo caminho. A Verdade (também) reside na Simplicidade (ou como dizia um prof. meu "A resposta mais simples é, na maioria das vezes, a verdadeira."). E sendo mais Simples, seremos cada vez mais Nós Mesmos. Bom, não é? Quem não quererá isto?... :)

12 comentários:

susana disse...

sabes que eu pondero em ir , mais tarde ou mais cedo, viver para uma comunidade assim... simples... espero que ela exista... ficarei por lá... no meio da natureza... será que consigo?
um dia conseguirei!
um beijinho muito grand epara ti! su

© disse...

eu também gostava! já te disse... também já te disse que escreves lindamente? ;)
muito bom este post. que bom se fosse sempre assim...
um beijo

Lita disse...

Este texto é muit bonito. É esse o caminho que eu quero trilhar, de que me lembro, um bocadinho, todos os dias... uns mais do que outros!

Francis disse...

eu tinha planos para uma mudança de vida aprofundada, e já bem encaminhada, mas a crise, a desvalorização de alguns bens, e mais uma filha, obrigaram-me a esperar, neste momento estou em stand by...mas não desisti.
belo texto.

Hélio disse...

francis, chefe amigo!, bemvindo aqui à espelunca! Sabes, é precisamente quando as coisas nos parecem mais desvantajosas que devemos avançar... porque estamos perto do nevoeiro e isso assusta, assusta nao vermos a outra margem... mas, como te disse na tua beluga, um chefe não hesita - vai lá e dá-lhe! Força aí!

Hélio disse...

(c) :) as coisas serão sempre assim porque o Sol brilhará sempre! Quanto á simplicidade, procura bem em ti porque acho que deves saber muito bem essa lição... E podes dizer sempre que quiseres! ;)
Beijo... ;)

OnlyMe disse...

Pois... quem não quererá?! Simplicidade... Simples... Cada vez mais Nós Mesmos! Parece tão fácil de alcançar lendo as tuas palavras...

Jinhos :)

Neptuna disse...

:) muito bonito. serenidade para aceitar as coisas que não podemos mudar, coragem para mudar aquelas que se podem mudar e sabedoria e discernimento para distinguir uma da outra.. beijinho!

fpcardoso disse...

Simplify, simplify, simplify!

Hélio disse...

Only: não é tão dificil como parece... just try!

Neptuna: tudo com muito contrapeso e medida! Secret of Life :)

Bai: Bem-vindo aqui ao estaminé :) Eu pensei nisso mas o post ficava muito curto! :D

etc disse...

Está nas nossas mãos ir arranjando um compromisso entre correr atras das "necessidades" a que nos habituamos e uma vida calma. E consegue-se... com atenção para nãovoltar ao mesmo... gozar a vida de uma forma mais pura e mais valorizada!

ઇઉ Aralis ઇઉ disse...

simplicidade e plenitude. sempre foi o que desejei na vida. queria ter a coragem para rasgar os preconceitos da nossa sociedade, como muitos fazem , e ir viver para onde tudo flui...o pensamento e a alma...mas....
acho que sou covarde....:S

jokas