19 de janeiro de 2009

Recuso... recuso-me...
Recuso-me a aceitar o que outros fazem simplesmente por fazer. Recuso-me a deixar-me levar em correntes que sei que me vão despedaçar contra a primeira rocha que estiver no leito do rio. Recuso olhar para baixo, olhar para um chão de onde viemos e que temos que levantar voo obrigatoriamente, de um chão onde tantas vezes caímos e do qual temos que nos levantar, vez após vez após vez... Recuso-me a dar por perdido seja o que for, recuso-me a dar por perdidas emoções, gostos, sonhos, prazeres, vidas, pessoas: recuso-me, assim, a dar como perdido o Futuro. Recuso-me a não lutar, recuso-me conformar-me com o que me oferecem se EU SEI que posso ter melhor. Recuso-me a ficar parado a olhar se uma mão fica sem forças no chão, estrebuchando, a pedir ajuda. Recuso-me a ver o monstro e a não lutar, a ver a barreira, a montanha e a não passá-la, escalá-la. Recuso-me a aceitar que hajam lágrimas na cara das pessoas quando as lágrimas deveriam ser, única e exclusivamente, para serem soltas por alegria, em celebração e êxtase. Recuso-me a injuriar um irmão Humano, porque a boca não foi feita para magoar mas sim para sorrir e para fazer os outros sorrirem. Recuso-me a aceitar a tristeza, os corações partidos, as almas feridas, quando tudo, no fundo, é experiência e o potencial para recuperarem é tão intenso que, se soubessem, ficariam espantados. Recuso-me a perder a esperança quando sei que todos os dias o sol nasce, a lua sobe nos céus, as ondas continuam a enrolarem-se na praia ou a bater contra a rocha, o vento continua a soprar, as árvores continuam verdes, o céu azul... Recuso-me a não amar, a morrer.

Recuso-me, enfim, a não ser Humano.

50 comentários:

Kayla disse...

Espectacular!

Sabes disso...
:)

Hélio disse...

Nao, nao sei... por acaso nao sei... nao o faço pelas "palmas", faço-o porque, como alguém disse ontem, há coisas que têm de ser partilhadas, relembradas ou ensinadas mesmo... e isso enquadra-se nesse plano :)

Kayla disse...

:)
não são palmas,e sim um elogio puro.
Nunca o faças pelas palmas.

Hélio disse...

Se me conhecesses há uns anos, saberias que eu nunca o faço (nem prevejo que venha a fazer) pelas palmas... :)
Eu senti que era um elogio puro! ;)

Kayla disse...

Mais vale tarde do que nunca...;)
E sim é uma frase feita...mas verdadeira.

Hélio disse...

Precisely my point! ;)

Kayla disse...

Desculpa...
sei que estás a trabalhar...
Mas...Precisely...é a minha imagem de marca!LOL

Se me conhecesses á us anos saberias disso...looool!

Hélio disse...

E eis que o feitiço se vira contra o feiticeiro...

Andy disse...

Que bonito!Adorei, simplesmente isso... E já agora obg pela visita, volta sempre que puderes. Bj

Hélio disse...

Obrigado eu pela visita Andy! E voltarei, com certeza!
Beijinho :)

Lita disse...

AS tuas palavras ecoaram tão profundamente, com uma delicadeza e beleza tão grandes... que me recuso a não comentar...
Simplesmente não tenho o que dizer... vou voltar a ler, devagarinho e respirar o teu texto!
Um beijinho muito grande!

Hélio disse...

Vocês não sabem mas eu vou dizer: eu NÃO estou habituado a elogios... não estou mesmo!... isto por aqui já vai um Alqueva de baba...

Lita, Sister Lightworker... tocaste... é bonito... :)
Beijinho grande tb para ti! :)

Kayla disse...

Mais :
E eis que a Elementar se vira contra o Feiticeiro...;)

Outro ponto comum,elogios... tb não estou habituada...

Lita
Tocou não tocou...Também reconheço:)

Lita disse...

Hélio, podes não estar habituado, mas bem o mereces!!!
E eu sempre que encontro uma razão para dar um elogio, não a desperdiço!!!
Sério - MESMO - amei de alma o teu texto. Revi-me completamente nele...

Kaila, não estás habituada??? Ainda??? Terei de me prostrar a teus pés todos os dias????

Lita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hélio disse...

Kayla, my other Sister Lightworker... deixa que os Elementos joguem por si! :) Sem saber eles já se viram tantas vezes... ;)

Hélio disse...

E nao estou, reafirmo-o, mas aceito de coração... nunca se recusa a Luz! :) Fico mt feliz pelo que escrevi te tenha feito sentir assim... O meu A. esteve comigo, as always... ;)

Lita disse...

Isso sentiu-me, jupiteriano!!!! ;)

Kayla disse...

Ahhh afinal é neste "estaminé"...:)
atrasada como sempre...

Lita
Por favor...:)
´Pensando bem nunca ninguém se prostou aos meus pés... Se faz favor então...


Hélio
:)Palavras eficazes!
Ou então sempre sabendo...

Hélio disse...

Lita: foi de proposito e com propósito! :)

Kayla: De qualquer das formas, prefiro q joguem a meu favor..

Lita disse...

Eu não acredito que ainda estou a trabalhar e estou de café outra vez!!!! ;)

Hélio disse...

Ja somos dois! LOOL

Lita disse...

Nós gostamos mesmo dito, pá!!!!!

Hélio disse...

Estou a "amar" estar ainda aqui! :) É um miminho...

Kayla disse...

Acho que estou emocionada!...

ea sorrir muito...

Lita disse...

Epá... olha que eu habituo-me a isto... qualquer dia vocês não andam por cá e ponho-me eu a comentar sozinha... on and on... and on!!! ;)

Hélio disse...

Pq emocionada?? Keep on smiling ALWAYS!!!
O mundo precisa de sorrisos! Tanto, tanto...

Hélio disse...

Ao menos fazes a festa, mandas os foguetes e apanhas as canas... mas és feliz! :)

Lita disse...

Exactly!!!! Mulher maluca!!! :D

Kayla disse...

Emoção não é má...Sou mt sensivel e emociono-me com coisas boas que chegam onde têm de chegar...
é toque... e faz sorrir...
sempre

Kayla disse...

E eu amanhã...
No meu trabalho só chego ao computador para registar os euros,controlar stocks,e net...só para procurar informações sobre medicamentos...
LOL

Hélio disse...

Sisters! Tenho de me ausentar... vou para o ninho! Depois o café continua... mas NAO MT! Hoje estou d rastos...

Lita disse...

Queridos, também terei de ir...comboio para casa! Inté! Beijos grandes!!!

Kayla disse...

Go brother!!!Coragem!
LOL

sim na pode ser sempre senão ficamos um pouco agarraditos a isto...loool

Kayla disse...

And sister...:)

susana disse...

e fazes tu muito bem. Recusa-te também a desistir de ti e de tudo o que consegues se quiseres.
su

OnlyMe disse...

E eu recuso-me a não te ler e a não deixar o meu comentário ;)
O texto é excelente, como sempre e isso já não é novidade nenhuma!
Ninguém se deve recusar a ser o que é e apenas ser mais um igual a tantos outros, só porque a sociedade assim impõe com as suas regras e falsidades. Se pensamos de maneira diferente devemos ter a coragem para assim o mostrar e assumir a nossa posição. Doa a quem doer. Falo por mim. Detesto mentira e falsidade. Não tenho de seguir a sociedade pelas suas acções das quais eu não concordo só porque fica bem ou para não me trazer problemas futuros. Atingi um patamar da minha vida, onde a experiência adquirida me ensinou que nada é mais importante do que os meus ideais e minha maneira de estar, correcta ou incorrecta, mas minha.
Recuso-me a não remar contra a maré, simplesmente!
Jinhos :)

Francis disse...

Man, quem fala assim não é gago pá.
Não te elogio porque tu não gostas, pronto.

Ianita disse...

"Recuso-me a não amar, a morrer"

És um inconformado, como o semi-deus que deu a luz aos Homens... Um Prometeu renascido.

A vida fez-se para ser vivida, esmifrada até ao tutano. Mas é preciso coragem para viver, para enfrentar a vida de peito aberto, para renascer de todas as cinzas, prontos para mais um fogo destruidor.

Medo todos temos. Na superação do medo é que se vê quem realmente vive.

Vive.

Kisses

Hélio disse...

Only, parece que uns vão aprendendo ao longo da vida e outros ja nascem ensinados... de qualquer forma, aparecerão sempre coisas na vida de forma a ensinar-nos ou a testar-nos. O importante é mantermo-nos fieis aos nossos valores (desde que os sejam, claro!).
Beijinho :)

Hélio disse...

Francis Chefe, então não elogies... ;) A tua presença aqui já é elogio suficiente. :)

Hélio disse...

Ianita :)

Sísifo, é mais isso que me sinto... tb era um inconformado, não é? :) Se nao fosse, deixava o calhau em paz! LOL Eu nao trago Luz a ninguém.... bem pelo contrário, até trago algumas trevas (not on purpose, of course)...

E essa tua ultima frase é um luxo!

Beijinho :)

Ianita disse...

O SÍsifo estava condenado a fazê-lo, não podia escapar do destino que tinha. Era humano. Serás humano também... e terás talvez um destino que te leve a fazer rolar sempre a pedra montanha acima. A persistir no mesmo destino... embora não estejas aí nessa montanha só porque sim, só porque alguém decidiu que sim.

Como Prometeu tens vontade própria. Consegues contornar as vicissitudes e os acasos do destino, assim como as partidas dos deuses. Prometeu, segundo alguma tradição, deu a vida ao Homem. Pode não ter dado a vida per se, mas deu-lhe o que o faz humano, a luz. A determinação, o pensamento, o descontentamento.

Prometeu somos todos. Todos os que não se conformam, todos os que lutam, todos os que não negam a sua natureza... humana!

:)

(E quem trouxe as trevas foi mesmo o Epimeteu... mas sinceramente... acho que há poucos Prometeus para os Epimeteus deste mundo... por isso, deixa-te ser Prometeu)

Kiss

izzie disse...

So... welcome in stranger. You're now a part of me.
E podes falar português, porque o fazes tão bem.

Ao ler-te, hoje, algo de agri-doce despontou em mim: alegria por teres tido o interesse de me descubrir... tristeza, por só acontecer agora.
Este post... é a força que por vezes fraqueja... que encontrei noutros poisos... mas o teu é o único luso.
E isso deixa-me feliz =)

So... join in, and next time you can answer the calling at first... 'cause stranger you are no more.
***

Hélio disse...

Deeply moved by your words, dear Izzie... can't imagine how much...

Obrigado por teres passado por aqui!

... and I told you so! ;)

izzie disse...

Welcome...
Deeply felt too.
Agora és poiso certo!
***

Neptuna disse...

:) bonito, muito bonito. um abraço de quem se reviu nas tuas palavras. beijinho

Chloé disse...

Boa decisão... a recusa da morte em vida, a recusa da falsidão, a recusa do mal-querer... também concordo, às vezes desanima-se, mas se não for assim é tudo uma palermice pegada, sem sentido!

Hélio disse...

Chloé, sem Amor, a vida nao faz nenhum sentido... isto q eu me recuso, é a ser sem Amor...

etc disse...

Compreendo-te bem Hélio!