2 de setembro de 2009


As human beings, we are endowed with freedom of choice,
and we cannot shuffle off our responsibility
upon the shoulders of God or nature.
We must shoulder it ourselves. It is up to us.

A. J. Toynbee (1889-1975)

Ocupado com algum trabalho, não me foi possível escrever nenhuma ficção ou um ensaio mais demorado hoje. Por isso escolhi uma citação de um famoso historiador inglês que, por si só, diz muita, muita coisa. Achei muito interessante o facto de ser a pessoa que é, com a sua carga de isenção e agnóstica como supostamente um historiador deve ter, a reconhecer duas coisas que sublinharei: o facto de reconhecer perfeitamente que a liberdade de Escolha é um Dom Humano (coisa que, normalmente, é um dado adquirido). A segunda coisa é o reconhecimento da responsabilidade pessoal enquanto seres individuais e humanos. Consequência do Livre Arbítrio, a Responsabilidade é a filha natural, e para muitas pessoas é como se fosse filha bastarda, de tão renegada que é. Estes dois factos estão, portanto, interligados. Toynbee faz a síntese perfeita numa frase, englobando também Deus e a Natureza. Sim, é um facto que Deus está presente em tudo e que a Natureza, Seu heterónimo, é o modo como tudo se articula. Mas não é a justificação última dos nossos actos e nossos gestos. O facto de ser livre é precisamente o garante de uma responsabilidade pessoal, não alheia. Pessoalmente, creio que Deus existe, sim, em tudo, mas tudo o que acontece é consequência de actos nossos, escolhas nossas ao ver, pensar, fazer... No fundo, creio ser tudo uma questão de deixar Deus mostrar a sua cara, ou escondê-la em véus de Egoismo.

4 comentários:

susana disse...

sim, porque isto de se dizer que se quer ser livre e depois culpar Deus por aquilo que é uma responsabilidade apenas nossa, é um fenómeno social interessante:) já estava com saudades de passar por aqui. um abraço.
su

Sílvia disse...

O livre arbítrio.... uma coisa tão libertadora e por vezes tão difícil...os humanos têm sempre alguém em quem por as culpas mas na maioria das vezes ela recai só em nós mesmos e isso é q é angustiante...
Num dia tão mau como o de hoje sabia bem ter lido uma história como a de ontem...quem sabe amanhã...

Mag disse...

Sei que não o vais apanhar, mas deixei selo no Laranja ;)
considera-te, pois, "premiado"! loool

Deirdre disse...

Acabei de ler o Monte Cinco, porque sabia que ele estava ali à minha espera, neste momento em que eu vou ter que escolher ou sofrer as consequências de deixar que Deus esclha por mim...
Sei que o teu caminho é o das palavras difíceis e o meu o das palavras do dia-a-dia, mas o destino é o mesmo. Não tenho vindo cá, e a explicação deixei-a no meu espaço. Quando puder, volto e leio o que ficou para trás.
Apesar de não o ler, gosto de saber que está aí, :).