4 de julho de 2009

DSC_0395-1

Uma das perguntas mais feitas pela Humanidade é: “O que é o Amor?”. E, por acaso (mas só por acaso), também eu, ao longo dos tempos, tenho feito essa pergunta. É uma pergunta que eu enquadro na classe “Tricky”. Não há uma resposta fácil, imediata ou, até quem sabe, definitiva.
Hoje, estava eu num dos meus passeios, cheguei a esta conclusão que anteriormente me deixava irritado: o Amor está sobre-estimado. Atrevo-me mesmo a dizer, que o Amor é uma ilusão, uma farsa. É isso. É uma farsa. Tal como as velhas farsas do tempo do Mestre Gil Vicente, existe um enredo, um cenário e personalidades diferentes que, por serem o que são, têm maior ou menor tendência para criar em si certas expectativas e imagens perante determinados estímulos. O encontrar alguém que nos agrada é um desses acontecimentos que despoleta espectativas e tudo o que construimos na nossa mente depende, essencialmente, daquilo que somos. Por tudo isso, o Amor é uma farsa, pura ilusão. E, como ilusão que é, tem a tendencia a, um dia, desvanecer-se em fumo. PUF! O tempo encarrega-se disso. Porque as mesmas caracteristicas das pessoas que levaram a que criassem essas ilusões, são os maiores obstaculos a que isso se venha a realizar: porque são essencialmente diferentes! Isso traz sempre conflito, sempre trará. Ora, se o Amor é uma coisa assim tão essencial, tão fenomenal, porque é traz tanta coisa má, tanto conflito? O Bem só pode gerar coisas boas, nunca coisas más. Por isso, do alto da minha sabedoria (que é minha e ninguém ma tira), junto a minha voz às incontaveis outras por esse mundo fora: Love is overrated!

P.S. – O Amor Universal é outra historia... sublinhe-se!

6 comentários:

Lita disse...

Para mim, bem e mal é uma questão de percepção. O universo é equilibrado, como tal, uma prazer e dor são duas faces da mesma moeda, rotuladas por nós, de acordo com o tipo de sentimento que nos trá. "Não se pode escolher não ter dor, mas pode-se escolher não ter sofrimento".
;)
Digo eu...

Hélio disse...

E dizes muito bem! :) Mas se tivermos essa noção que é tudo uma questão de percepção em mente, não nos tornaremos um bocado insensíveis ao que nos acontecer?... É que, para mim, a piada toda é sentirmos emoções (de preferência, boas, a não ser que se seja masoquista...), independentemente do acontecimento... mas já como dizia o outro: "pimenta no 'olho' dos outros, é refresco para mim!" o que reforça a relatividade das coisas. :)

Lita disse...

Eu concordo que são as emoções que tornam a coisa colorida!!!! Mas também gostaria de dar atenção àquele observador interno que me vê a chorar, me passa a mão pelas costas e diz "isso também vai passar...".
:)

Hélio disse...

:D Eu tb quero um observador assim!!! O meu só me diz "come, cala e vai andando!" É um pulha, no fundo.

Lita disse...

LOOOOOOL
Come, cala e vai andando?????
LOOOOOOL
Muito bom!!!!

Hélio disse...

E isso é nos melhores dias!... Devias ver qdo ele está com os azeites... ;)